Com certeza, em algum momento da vida, você já teve aquela sensação de algo preso na garganta ou até arranhando. Pois é. Pode ser pigarro.

Trata-se de uma irritação na garganta que geralmente vem acompanhada de secreção. Esse líquido pegajoso, que pode entupir o nariz e a garganta, dificulta a passagem do ar. Além disso, prejudica as cordas vocais e pode causar rouquidão ou perda temporária da voz.

A produção do muco é um processo natural do organismo. No entanto, alguns problemas causam o seu aumento, tais como a gripe, a sinusite infecciosa, a rinite infecciosa, o tabagismo e o refluxo. São todas condições que geram irritação na garganta.

Descobrindo a causa do pigarro, seu otorrinolaringologista, pode indicar o tratamento para cada situação. Não é recomendável o uso de qualquer medicamento (incluindo pastilhas) por conta própria. Porém, há algumas maneiras de aliviar a irritação, como consumir bastante água, evitar o uso das cordas vocais e fazer a higienização de maneira regular na região.

Luiz Cantoni
Otorrinolaringologista