Estudo da Universidade Estadual de Ohio sugere que crianças pequenas dispensam recompensas que já esperam receber e preferem explorar outras opções

Pesquisadores evidenciaram que, quando adultos e crianças de quatro a cinco anos participam de um jogo em que certas escolhas lhes conferem recompensas, tanto os primeiros quanto os segundos rapidamente  aprendem quais opções lhes dão maior retorno.

No entanto, embora adultos usem esse conhecimento para maximizar seus ganhos, crianças continuam a explorar outras opções.

“A exploração parece ser uma importante força motivadora na primeira infância, superando até mesmo o peso de recompensas imediatas”, disse Vladimir Sloutsky, coautor do estudo. “Nós acreditamos que isso se deva porque explorar parece ajudar crianças pequenas precisam explorar para a compreender como o mundo funciona.”

Mais informações em:
https://news.osu.edu/young-children-would-rather-explore-than-get-rewards/

Referência do artigo científico: 

Nathaniel J. Blanco, Vladimir M. Sloutsky. Systematic Exploration and Uncertainty Dominate Young Children’s Choices. Developmental Science, 2020; DOI: 10.1111/desc.13026

João Paulo L. B. Martins
Psiquiatra e Psicanalista