Durante o crescimento, as crianças atingem certos marcos de desenvolvimento, como sorrir, andar, acenar e aprender a falar. A identificação dessas etapas ajuda a entender onde os pequeninos estão em seu desenvolvimento.

Para estabelecer conexões sociais, as crianças passam por estágios semelhantes.

Inicialmente usam o balbuciar e a linguagem não verbal (gestos, apontar, expressões faciais) para se comunicar. À medida que crescem, aprendem sons, que usam para formar palavras e combiná-las em frases. Assim, vão adquirindo habilidades linguísticas complexas.

Atrasos na linguagem são comuns e têm diferentes causas. Podem significar que a criança ainda não alcançou seus marcos, mas também dão pistas sobre o desenvolvimento físico e cognitivo.

As causas mais encontradas são:

  • Prematuridade
  • Apraxia da fala na infância (dificuldade na programação e organização dos sons para a produção de palavras e frases)
  • Perda auditiva
  • Transtorno do Espectro Autista
  • Deficiência intelectual
  • Deficiência neurológica

Portanto a avaliação médica com um otorrinolaringologista e com um fonoaudiólogo é muito importante para se alcançar um diagnóstico precoce e instituir um tratamento individualizado.

Ana Carolina Sallum