A Amigdalite Crônica Caseosa é uma inflamação provocada pelo acúmulo de alimentos e descamação da mucosa nas criptas (“buracos”) das amígdalas

Provoca uma sensação frequente de irritação ou desconforto na garganta, além de ser uma das principais causas de mau hálito persistente. O paciente percebe bolinhas brancas que se desprendem, com mau-cheiro.

O problema pode ocorrer em qualquer idade e costuma trazer bastante desconforto e insegurança, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais. Afinal, o mau hálito e a eliminação do cáseo podem ocorrer a qualquer momento.

O diagnóstico é feito durante a consulta com o otorrinolaringologista, por meio da visualização atenta da cavidade bucal e a identificação dos cáseos nas amígdalas. Ao exame, verificam-se amigdalas normalmente aumentadas e criptas com alimento no interior.

Existem duas formas de tratamento: o clínico e o cirúrgico.

O tratamento clínico consiste em reduzir o acúmulo dos cáseos nas amígdalas por meio de gargarejos com soluções salinas e antissépticas. Para prevenir o acúmulo dos cáseos, recomenda-se beber muito líquido durante o dia (para limpar as criptas) e evitar alimentos como café, álcool e chocolate, que deixam a saliva mais grossa.

O tratamento cirúrgico resolve o problema permanentemente, pois consiste na remoção amígdalas. A indicação acaba sendo do próprio paciente. Se o incômodo for pequeno, não se realiza; mas, se caso contrário, opta-se pela retirada das amigdalas.

Ana Carolina Sallum
Otorrinolaringologista