Artigo publicado recentemente no periódico científico Environmental Health demonstrou que apenas duas horas de exposição a gases produzidos pela combustão de óleo diesel provocam decréscimo na conectividade do cérebro.

“Este estudo, o primeiro do tipo no mundo, fornece evidências que sustentam uma conexão entre a poluição do ar e a cognição”, afirmou o autor sênior do estudo, o Dr. Chris Carlsten da Universidade da Colúmbia Britânica.

Em laboratório, os pesquisadores expuseram brevemente 25 adultos saudáveis a gases gerados pela combustão do diesel e a ar filtrado em momentos diferentes. A atividade cerebral foi medida antes e depois de cada exposição empregando-se Ressonância Magnética Funcional.

Os pesquisadores analisaram as mudanças na Rede de Modo Padrão do Cérebro, um conjunto de regiões interconectadas do sistema nervoso central que desempenham papel importante na memória e no pensamento.

A Ressonância revelou que os participantes reduziram a conectividade funcional em áreas disseminadas da Rede após exposição aos gases de diesel quando comparada com o ar filtrado.

“Nós sabemos que conectividade funcional alterada se associa a um desempenho cognitivo reduzido e à depressão. Por isso, é preocupante ver a poluição dos automóveis interrompendo essas redes”, disse a Dra. Jodie Gawryluk da Universidade de Victória e primeira autora do estudo.

O Dr. Carlsten acredita que devemos atentar para o ar que respiramos e tomar medidas para minimizar a exposição a poluentes como garantir que os filtros de ar do carro estejam em boas condições ou considerar rotas menos movimentadas quando caminhamos ou pedalamos.

Mais informações em https://news.ubc.ca/2023/01/24/traffic-pollution-impairs-brain-function/

Referência do artigo:
Jodie R. Gawryluk, Daniela J. Palombo, Jason Curran, Ashleigh Parker, Chris Carlsten. Brief diesel exhaust exposure acutely impairs functional brain connectivity in humans: a randomized controlled crossover study. Environmental Health, 2023; 22 (1) DOI: 10.1186/s12940-023-00961-4

João Paulo
Psiquiatra e Psicanalista