Em pesquisa publicada na revista científica revista “BMC Biology”, neurocientistas demonstraram que a Amígdala, uma região do cérebro associada ao medo, contribui para a Inibição Pré-Pulso do Reflexo de Sobressalto ao ativar neurônios inibitórios no Tronco Cerebral de camundongos.

O Reflexo de Sobressalto é aquela sacudidela repentina e incontrolável que ocorre quando somos surpreendidos por um barulho ou outro estímulo inesperado. Para reprimir essa reação diante de sons irrelevantes, que podem nos desconcentrar, o cérebro conta com o Filtro Sensório-Motor, um importante mecanismo pré-atencional que provoca a Inibição Pré-Pulso.

Esse filtro, cujos mecanismos celulares ainda não estão plenamente compreendidos, costuma estar prejudicado em pessoas com esquizofrenia e outras condições neurológicas e psiquiátricas, entre as quais Transtorno de Estresse Pós-Traumático e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Os neurocientistas da Universidade de Massachusetts Amherst, envolvidos nesta pesquisa, mediram a Inibição Pré-Pulso do Reflexo de Sobressalto.

Usando luz para manipular neurônios da Amigdala de camundongos, eles conseguiram demonstrar que essa área do Cérebro contribui para o Inibição Pré-Pulso uma vez que ativa pequenos neurônios inibitórios no Tronco Cerebral de camundongos.

Essa descoberta aumenta a compreensão dos sistemas subjacentes à essa fenômeno e amplia os esforços para se desenvolverem tratamentos para esquizofrenia e outros transtornos mentais.

Mais informações em: https://www.umass.edu/news/article/amygdala-found-have-role-important-pre-attentive-mechanism-brain

O artigo científico pode ser consultado em: https://bmcbiol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12915-021-01050-z

João Paulo Lian Branco Martins