Tremores são movimentos geralmente involuntários, rítmicos e que acometem uma ou mais partes do corpo.

Entre os diversos tipos, o Tremor Essencial é o mais frequente. Inicia-se em qualquer idade desde a infância até a velhice, mas, no mais das vezes, após os 60 anos.

Ocorre durante um movimento voluntário (tremor de ação; ex.: levar o garfo com comida à boca) e/ou quando se opõe a gravidade (tremor postural; ex.: manter os braços estendidos contra a gravidade). Costuma acometer mais as mãos, mas também afeta a cabeça, as pernas e a voz.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que, em alguns casos, a origem é genética, ou seja, as gerações futuras têm risco de manifestar este tipo de tremor.

Não existe cura, mas, nos casos em que dificulta determinadas tarefas como comer e escrever, algumas medicações específicas melhoram o sintoma. Em casos graves que não respondem a medicamentos, deve-se analisar a indicação neurocirúrgica.

Ao contrário do Essencial, o tremor na Doença de Parkinson ocorre predominantemente no repouso, melhora com o movimento voluntário e, no início, acomete um lado do corpo. Além disso, é acompanhado de bradicinesia (lentidão ao executar uma tarefa) e rigidez.

Existem ainda outros tremores menos frequentes, relacionados a doenças neurológicas.

O Tremor Essencial pode interferir em tarefas cotidianas, ser constrangedor e, em certos casos levar, ao isolamento social.

O diagnostico correto é importante na definição de um tratamento ideal para melhorar a qualidade de vida.