A Artrose afeta toda a articulação, que é composta por osso, cartilagem, músculo, tendão, células e mitocôndrias.

A princípio, assintomática, ela tem como fatores de risco a idade avançada, genética, a obesidade, o sexo feminino, as anormalidades mecânicas e a senescência celular.

É um processo inflamatório de baixo grau, que traz alterações na função dos condrócitos, as células presentes no tecido cartilaginoso.

A inflamação aumenta a resistência à apoptose (morte celular) do sistema imune, o que altera as células da cartilagem aumentando seu catabolismo e diminuindo o anabolismo.

Anabolismo e catabolismo são dois tipos de reação bioquímica do nosso corpo. O anabolismo é um processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples. Já o catabolismo são reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em menores.

A inflamação da Artrose afeta o DNA das células presentes no tecido cartilaginoso e suas mitocôndrias.

A modificação do DNA de células como osteoclastos, sinovócitos e condrócitos, reduz o tamanho dos telômeros, o que precipita o envelhecimento celular.

Nas mitocôndrias, a mudança no transporte de elétrons leva à morte celular, disfunção da membrana e perda da homeostase.

Essa disfunção mitocondrial também forma cristais que lesionam os condrócitos, os sinovócitos e tenócitos. Por isso, há risco de ruptura de tendões.

Cláudio Lepéra
Ortopedista