Desde 2007 quando foi criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado todos os anos em 2 de abril.

Este ano, a campanha tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”.

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social, bem como por comportamentos restritos e repetitivos.

Os pais frequentemente reparam os sinais nos três primeiros anos de vida da criança. Em geral, são manifestações que se desenvolvem gradualmente.

Autismo está associado a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Não existe um só tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se apresentam de maneira única em cada pessoa. Por isso, hoje, prefere-se o termo “Espectro Autista”, pois são vários os níveis de comprometimento.

Muitas pessoas têm outras doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia. Boa parte é independente e leva uma vida comum; outras nem sabem que são autistas, pois nunca tiveram diagnóstico.

É muito importante que o tratamento multiprofissional e individualizado se inicie logo, mesmo que só haja uma suspeita, pois quanto antes começam as intervenções, maiores são as chances de melhorar a qualidade de vida.