A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino.

A ações neste mês também alertam sobre a importância de se proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), uma vez que alguns tipos do “Papilomavírus humano” (HPV) são a principal causa do câncer do colo do útero.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das pessoas. Porém, quando suscita sintomas, provoca verrugas genitais , coceira entre outros sintomas inflamatórios. Em alguns casos, ocorrem as alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Além da infecção, fatores que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer são outras ISTs , tabagismo , deficiências na imunidade .

Terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, ele é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. O que torna tão importante a conscientização é que, na grande maioria das vezes, a doença pode ser evitada.

Uma grande ferramenta de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos). A vacinação chega a evitar 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra maneira de se cuidar é usando preservativos durante a relação sexual. Essa prática diminui o risco de contágio pelo HPV.

Fundamental na prevenção, o exame conhecido como Papanicolau deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Ele é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que, se tratadas, são curadas na sua quase totalidade.

Em muitos casos, a doença se desenvolve lentamente e, na fase inicial, só pode ser identificada através de exames apropriados na consulta de rotina . Sintomas porém só aparecem na fase avançada da doença:

• Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários
• Sangramento vaginal
• Sangramento após relação sexual
• Secreções vaginais anormais
• Menstruação irregular
• Fadiga
• Perda de peso sem motivo aparente
• Náuseas

Apesar de grave, quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo de útero tem grandes chances de cura.

Cuide-se. Use preservativos, consulte seu ginecologista e faça exames preventivos.